O sétimo Encontro do MASTERMIND Infraestrutura realizado em Brasília pela ILC – Infraestrutura e Logística Conectada, em 30 de novembro ultimo, trouxe como tema “Contextos e cenários para a logística brasileira: 2023+”, relatado por Frederico Bussinger, com base em apresentação elaborada coletivamente pelo grupo técnico da ILC.
Estruturada em três blocos (contextos internacional, nacional e setorial), a apresentação permitiu reflexões e debates sobre o momento presente, cenários e desafios para a logística brasileira no futuro próximo.
No plano internacional, e contando com alguns subsídios do recém-lançado “Review of Maritime Transport – 2022” da UNCTAD, a crise energética, guerra na Ucrânia, rearranjos geopolíticos (blocos e acordos bilaterais), COP-27 (com novos compromissos sobre o clima), e novo ciclo da pandemia de Covid-19 foram identificados como elementos com potencial para impactar a logística brasileira sob cinco aspectos: fretes marítimos e aéreos elevados; commodities seguindo com preços elevados; fertilizantes ainda como gargalo (volume e preço); pedágios rodoviários com valores de pedágios ascendentes; e maiores dificuldades na viabilidade de parcerias com o setor privado.
O contexto nacional certamente será influenciado pelas trocas de governos e parlamentos, tanto a nível federal como estaduais. Mas também mereceram registros a perspectiva de orçamentos públicos com déficits maiores e taxa de juros em patamares elevados. Todos esses elementos, certamente, têm potencial de influenciar a logística brasileira no futuro próximo.
Finalmente, um rol de quinze constatações e indagações serviram de base para reflexões sobre o contexto setorial e foram apresentadas no MASTERMIND.