A ILC Infraestrutura e Logística Conectada promoveu na última quarta-feira (26) o MASTERMIND PORTOS, um evento que reuniu especialistas do setor para discutir os modelos portuários do Brasil e do mundo. Com a presença de renomados profissionais, o encontro teve como principal objetivo debater os pontos fortes e as principais fraquezas dos modelos portuários, trazendo importantes reflexões aos participantes, além das oportunidades para os portos da região Nordeste do país.
Adalberto Tokarski, ex-diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), e idealizador da ILC, foi o relator e contou com a apresentação do especialista em portos Frederico Bussinger, um dos mentores do encontro. Bussinger fez uma excelente explanação sobre os modelos portuários, destacando as oportunidades e ameaças para o setor. Durante o evento, Tokarski falou sobre o desenvolvimento da logística nacional e mencionou as oportunidades para os portos do Nordeste, que tiveram, em sua grande maioria, aumento na movimentação. Ele também abordou os elementos do custo Brasil – o custo logístico – para o escoamento da produção do país.
Um dos momentos destacados do encontro foi a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina, que trará um novo cenário para os portos da região. O MASTERMIND PORTOS foi, mais uma vez, um grande sucesso e contou com a presença de renomados profissionais do setor portuário, reforçando a importância do evento para o desenvolvimento logístico do país. A ILC Infraestrutura e Logística Conectada demonstra mais uma vez que está se consolidando no mercado e cumprindo com o compromisso em fomentar debates relevantes para o setor, além de atualizar sobre as novidades e tendências do mercado.